Texto:
Meu primeiro beijo – Antonio Barreto
1. Fazer a ativação de conhecimento
de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
Antes de entregar
o texto aos alunos, ler para eles o título e o nome do autor e fazer os
seguintes questionamentos orais:
a. Sobre o que ele acha que vai
tratar o texto O primeiro beijo? (trabalhar o título do texto)
b. Se
conhecem este autor?
c. Aguçar a imaginação dos alunos antes da leitura.
(Qual a expectativa dos alunos sobre o primeiro beijo?)
d. Que tipo de protagonistas tem
nesse primeiro beijo?
e. O primeiro beijo tem o mesmo
significado nos dias atuais como antigamente? Nesta etapa entregar os
textos e fazer a leitura compartilhada com os alunos.
a. Novamente fazer a checagem de
hipóteses:
b. O que eles imaginam que poderia
ter acontecido com as personagens do texto;
c. Em relação ao local mais
apropriado para o primeiro beijo. O que eles acham?
2. Fazer a localização de
informações; comparação de informações; generalizações.
a. Está sendo usada no texto a
linguagem formal ou informal?
b. Habilidade em identificar a
linguagem usada no texto;
c. O que significa a informalidade
intencional que o autor usou no texto?
d. Que experiências os alunos tem sobre o primeiro
beijo?
e. Localizar o tempo e o espaço em que ocorreu o
primeiro beijo no texto.
f. Identificação da temática do
texto/generalizações;
g. Quem são as personagens? Como
elas são?
3. Produção de inferências locais;
produção de inferências globais;
a. “ Inferência local: o autor trabalha a ironia no texto (figura de
linguagem) na identificação do personagem (apelidos dados ao menino)
“paracelso”, “cultura inútil”,” bactéria falante”;
b. Inferência global: Passagem do
tempo na história, (ações crescentes)
c. Comparação do beijo como
“normal”, mas sendo inesquecível, (dicotomia das palavras)
4. Recuperação do contexto de
produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
a. Pergunta-se aos alunos sobre o
autor;
b. Guia os alunos para a pesquisa
desse autor, suas obras, seus textos mais famosos;
c. Situa-se a época do texto com a
época atual;
d. Para que público foi criada essa
história? Para que finalidade?
5. Percepção das relações de
intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade;
a. Mostrar vídeos aos alunos com
depoimentos sobre o primeiro beijo.
b. Mostrar imagens sobre o texto;
c. Trabalhar o vídeo e a
letra da música Primeiro beijo do cantor mirim João Vitor;
https://www.youtube.com/watch?v=3Jo9y14jk7o
https://www.youtube.com/watch?v=3Jo9y14jk7o
d. Trabalhar imagens dos casais mais cobiçados do cinema se beijando;
e. Mostrar aos alunos o vídeo Beijos de cinema com música de Marisa Monte.
6. Percepção de outras linguagens;
Elaboração
de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a
valores éticos e/ou políticos.
a. O que se analisou sobre o texto,
se é de fácil interpretação e ou entendimento;
b. Que valores éticos o texto traz?
c. O aluno se identificou com o
texto? Apreciou o texto e a sua leitura?
Referências Bibliográficas e links utilizados
DOLZ, J. SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona) Campinas, SP: Mercado de Letras.
ROJO, ROXANE. Letramento e capacidades de leitura para cidadania.
LAEL/PUC - SPReferências Bibliográficas e links utilizados
DOLZ, J. SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona) Campinas, SP: Mercado de Letras.
(MARIA ELCE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário