segunda-feira, 24 de junho de 2013

Letramento e Capacidade de leitura para a cidadania de Roxane Rojo.

Em seu texto "Letramento e capacidades de leitura para a cidadania Roxane  Rojo,cita a frase de Ziraldo "Ler é melhor que estudar,''frase que expcionalmente retrata a realidade das nossas escolas e o distanciamento da teoria em relação a prática.Sabe-se que para a compreensão e interpretação de textos que se faz necessário ir além desses limites é preciso se adequar as capacidades básicas que são ensinadas e aprendidas,durante o processo de alfabetização,nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Essas capacidades não se dão por si só,sem a contribuição de outras capacidades de compreensão,apreciação e replica e para isso,é necessário a recuperação do contexto de produção do texto,a definição de finalidades e metas da atividade de leitura e percepção de relações de intertextualidade. Deste modo,o letramento e a habilidade de leitura na argumentação desenvolvida no texto em questão nos mostra a condição dos nossos alunos que exercem efetivamente as práticas sociais de leitura e de escrita e que participam das atividades de literalidade dos textos e interpreta-lós fazendo o trabalho de intertextualidade,decodificação,inferências,compreensão,interação,estraté-gias de leitura e escrita interpretação.No entanto a escolarização no caso da sociedade brasileira,não leva á formação de leitores e produtores de textos proficientes e eficazes já que as práticas de leitura no letramento escolar não se desenvolvem a não ser numa pequena parcela das capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade abrangentes.Ser letrado e, ler na vida e na cidadania é escapar da literalidade dos textos e interpreta-lós é discutir e debater com os textos,contestando e avaliando atitudes ideológicas que constituem seus sentidos,e,enfim trazer o texto para a vida e coloca-lo em relação com ela.Ler envolve diversas diversas metodologias e capacidades perceptuais,cognitivas,efetivas,sociais,discursivas e linguísticas.Assim,se a escola e a Educação são lugares sociais,de ensino aprendizagem de formação do sujeito social,de construção de ética e moral,na troca de informações,tem que assegurar ao aluno,obviamente esse conceito de letramento e o pressuposto de que aprendizagem seja realmente o exercício de práticas de leitura e escrita.



Elaborado por Maribel E.Martin.



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