quinta-feira, 6 de junho de 2013

Experiências de leitura

Quando criança era costume ouvir uma história antes de dormir, assim começou minha paixão pela leitura. Via minha mãe lendo livros grossos e sem figuras e ficava intrigada: Qual era a graça? Não entendia como poderia ser tão interessante a ponto de ficar tanto tempo concentrada na leitura. Quando consegui ler meu primeiro livro sozinha foi uma grande conquista e alegria, pois eu queria saber o que tinha de tão interessante nos livros da minha mãe. Cresci lendo muito e tudo que fosse possível, lembro-me da professora de português que bimestralmente nos oferecia um livro, geralmente da Coleção Vagalume, era o melhor momento, mesmo sabendo que teriamos uma prova na sequencia da leitura, valia a pena. Em uma dessas leituras, me deparei com o livro "Sozinha no mundo"... foi uma experiência incrível. Essa leitura foi tão diferente e reveladora que não consegue ler uma única vez. Aquela realidade apresentada na história era tão diferente que me senti tocada e "sofri" com a personagem. Nos anos seguintes continuei lendo e escrevendo muito, era comum imaginar e escrever como continuaria a história após o desfecho do livro ou quando o final não era o esperado escrevia algo mais próximo do que seria, na minha opinião, o final ideal. Quando terminei o magistério, não tive duvidas: faria Letras, para estimular o gosto pela leitura e escrita para que este ciclo nunca se acabe.
                                                                     Marieth de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário